Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador dos atos praticados pelos administradores na gestão das Sociedades Anônimas. Trata-se de um órgão separado, independente da administração e dos auditores da companhia.

Suas responsabilidades principais são: fiscalizar os atos dos administradores, verificando o cumprimento de seus deveres legais e estatutários; opinar sobre as propostas dos órgãos de administração a serem submetidas à assembléia geral para deliberação; examinar as demonstrações contábeis da companhia e a prestação de contas do exercício, emitindo pareceres sobre as demonstrações contábeis; e denunciar aos órgãos de administração e à assembléia geral os erros, fraudes ou crimes de que tiverem conhecimento.

O Conselheiro Fiscal, mesmo que isoladamente, tem o dever de denunciar aos órgãos da administração, aos administradores e aos acionistas as irregularidades ou práticas lesivas aos interesses sociais da companhia. Para melhor exercer seu cargo, deve ter plenos conhecimentos das áreas administrativas, econômicas e financeiras, bem como ter vivência profissional em cargos correlatos em empresas de médio e grande porte.

A Solução Governança Corporativa possui ampla experiência na atuação como Representantes de Acionistas em Conselhos Fiscais.